Compra parcelada é opção para a maioria dos consumidores

Você já fez uma compra parcelada ou um crediário? Conhece as principais modalidades disponíveis no mercado, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma? Já pensou em como é hoje a situação do crediário junto aos novos consumidores após a crise econômica? Chegou a hora de ficar por dentro do assunto! Você deve estar acostumado a ver inúmeros consumidores optando por realizar uma compra parcelada tanto em lojas físicas quanto virtuais. Mas você está lembrado também dos carnês de parcelamento?

Talvez você seja uma pessoa acostumada a parcelar também, seja com cartão ou com carnê. Mas você sabe exatamente como funcionam essas modalidades financeiras? Chegou a hora de saber tudo sobre as formas de pagamento mais escolhidas pelo brasileiro atualmente! Confira abaixo:

  1. O sucesso do crediário e das compra parcelada no mercado brasileiro
  2. As principais modalidades de compras parceladas do mercado
  3. A popularização do crediário junto aos novos consumidores após a crise econômica

O sucesso do crediário no Brasil

A compra parcelada é a realidade da maioria dos brasileiros, pode-se dizer que chega a ser até um hábito para alguns, mesmo quando o valor de compra é baixo. Inclusive, a SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) realizou algumas pesquisas que mostraram que 34,7% das pessoas que saem de casa para realizar compras alegam que vão pagar no crédito, antes mesmo de saber o preço do produto.

Já a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito) mostra que 70% das pessoas que realizaram a compra parcelada no cartão de crédito alegam que não teriam feito se a loja não oferecesse essa opção. E, revela também que 60% da população brasileira que são consumidores de cartões de crédito fazem compras parceladas todos os meses.

Já quando o assunto é crediário, muitos usam essa opção como forma de fugir do rotativo cartão de crédito ou por já ter o limite dele comprometido. Então, essa modalidade que era muito utilizada em décadas passadas está voltando a ter espaço no mercado brasileiro.

Pesquisa feita pelo Multicrédito (antigo Telecheque), mostra um crescimento de 54% no uso de boletos/carnês nos últimos dois anos para conta parcelada, 34% apenas de 2017 para 2018.

Principais modalidades de compras parceladas

Dez lojas que oferecem crediário próprio
Dez lojas que oferecem crediário próprio – Imagem:Pixabay

As duas principais modalidades de compras parceladas no mercado são as realizadas com cartão de crédito e crediário (carnês). Porém, para cada uma delas existem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo:

Conta parcelada com cartão de crédito

As vantagens das contas parceladas no cartão de crédito são:

  1. Prazo para pagamento;
  2. Parcelamento sem juros;
  3. Segurança, facilidade e comodidade;
  4. Capacidade de realização de compras na internet;
  5. Prêmios, descontos, milhas oferecidas.

As desvantagens das contas parceladas no cartão de crédito são:

  1. Juros da fatura;
  2. Uso indevido como complemento de renda;
  3. Possibilidade de fraude;
  4. Descontrole com pequenos gastos;
  5. Juros do cartão de crédito.

Conta parcelada pelo crediário

As vantagens das contas parceladas no crediário são:

  1. Menor taxa de juros;
  2. Prazos maiores para parcelamento;
  3. Maior possibilidade de negociação.

As desvantagens das contas parceladas no crediário são:

  1. Acúmulo de prestações de longo prazo;
  2. Menos praticidade;
  3. Processo mais burocrático para aprovação;
  4. Juros embutidos na venda.

A popularização do crediário

A crise acabou afetando o comportamento do consumidor nacional, inclusive na forma de pagamento de compra parcelada. Sendo assim, na realidade de um país que cresceu impulsionado pela onda de consumo, o impacto nas finanças dos consumidores acabou sendo bastante impactante.

Com isso, um estudo realizado pela consultoria A Ponte que buscou entender quais são as consequências da instabilidade econômica dos últimos anos na vida dos brasileiros e como isso mudou sua percepção de consumo, mostra que quando questionados sobre o que aprenderam com a crise, os entrevistados apontaram três lições:

  1. Economizar (65,2%);
  2. Reclamar pelos direitos (25,8%);
  3. Calcular juros 9%.

Sendo assim, foi por isso que a opção de crediário voltou à tona nos últimos anos, afinal a taxa de juros para essa opção é bastante inferior relacionado à compra parcelada com cartão de crédito. O que ajuda, inclusive, na economia de gastos.

Só que ainda existe bastante burocracia quando o assunto é conta parcelada no crediário, além da falta de prática oferecida, sendo que o cliente deve ir até a loja fazer seu pagamento e assim por diante. Sem contar nos juros que geralmente se encontram já embutidos nas compras, o que pode acabar fazendo com que no final das contas, o valor pago pelo produto ou serviço nem saia tão mais em conta assim.

Ou seja, com a facilidade oferecida pela compra parcelada no cartão e o costume brasileiro em utilizá-lo faz com que a opção número 1 ainda seja o parcelamento de compras no cartão.

Mas fique de olho, pois os carnês estão voltando com certa força e velocidade. Será que estamos prestes a ver um novo hábito na vida econômica dos consumidores brasileiros?

Posts & páginas populares